sexta-feira, 9 de outubro de 2009

10ª JORNADA DA JUVENTUDE 2009

Nos próximos dias 15 e 16 de Outubro ocorre em nossa escola a X Jornada da Juventude, como tema “Jesus Cristo, Vida e Paz”. São dois dias que consagram um ano de trabalho das Equipes Vida e Paz, que estão desde o mês de fevereiro trabalhando. Serão, com certeza, 2 dias de muita criatividade e de demonstração de superação dos alunos, em especial daqueles que se envolvem com a Jornada e se desdobram para fazer um excelente trabalho!

Segundo a Coordenação de Pastoral, a Jornada é um evento envolvendo diversas atividades: melhores médias trimestrais, número de notas acima da média do boletim, disciplina em sala de aula, confecção de murais, soletrando, teatro, música, dança, arrecadação de mantimentos, provas envolvendo os pais e avós, grito de torcida, organização das equipes e muito mais.
As provas acontecem nos dois dias no período da manhã das 07h30 às 11h40 e no período da tarde das 16h00 às 21h00. A Coordenação de Pastoral destaca três momentos fortes na programação da Jornada da Juventude:

Dia 15/10 (quinta-feira) – Terço Jovem, às 19h00, na Quadra Coberta.
Dia 16/10 (sexta-feira) – Caminhada Salesiana, às 16h30, pelas ruas de Cruzeiro. Nesta caminhada, acompanhada com trio elétrico, os alunos carregam uma cruz de 03 metros e 40 kg e a levanta em paradas estratégicas.
Dia 16/10 (sexta-feira) – Missa da Juventude, às 19h00, na Quadra Coberta.




Abaixo segue uma entrevista, realizada por um grupo de alunos do 8º ano B para o Projeto 90 anos, ao professor e coordenador de pastoral, Christie Fiorentini, grande idealizador da Jornada.

Alunos - Como surgiu a ideia da Jornada?
Christie - Surgiu com as Jornadas Mundiais da Juventude, realizadas com o Papa João Paulo II.

A - Toda escola salesiana promove uma jornada da juventude ou o INSA é a única?
C - A única escola salesiana que promove a jornada é o INSA.

A - Que provas foram sendo incluídas ao longo das Jornadas?
C - A jornada em seu início era apenas uma gincana e durava apenas 1 dia, com o passar dos anos foram incluídas mais provas culturais, artísticas e religiosas, possibilitando um maior envolvimento entre os alunos.

A - Quais são as entidades que recebem a arrecadação da Jornada?
C - Entidades religiosas, como o Lar das Irmãzinhas, as assistenciais como o Asilo e o Educandário, de outras profissões religiosas como os Adventistas e espíritas e do poder público, como a Cadeia, sendo ao todo mais de 10 entidades atendidas.

A - Quantos itens são arrecadados em média a cada jornada?
C - Como a quantidade de uma equipe para outra é visível, muitas vezes não é preciso fazer a contagem de cada item arrecadado, mas é suficiente para atender as entidades

A - Tem alguma novidade para este ano?
C - Sim, porém costumamos divulgar mais próximo ao evento.


Acompanhe algumas fotos desses 10 anos de Jornada recolhidas pelos alunos do Grupo do Projeto 90 anos da aluna Mariane Martins do 9º ano!

Que as Equipes Paz e Vida possam nos brindar com dias de muita alegria e muita emoção! Boa sorte!
= ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário