segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Espírito Salesiano em Pedido de Desculpas

O relacionamento entre gerações nunca é fácil, pois cada uma tem uma maneira de pensar sobre a vida. Na maioria das vezes nossos pais apenas desejam o melhor para nós, outras vezes os filhos se esquecem que seus pais precisam de mais atenção. Quando se é jovem os conflitos de geração sempre surgem, no entanto, nada como um pouco de criatividade e carinho para superar os problemas.

O texto abaixo foi criado pelo aluno Felipe Augusto, do 1º ano EM, para sua mãe. A História de Dom Bosco é inventada, porém poderia ter acontecido e o espírito salesiano está na essência desse pedido de desculpas:


Cruzeiro, 3 de Setembro de 2009

Cara Mãe Salesiana,

Não brigue com seu amado filho, pois ele te ama e só quer te ver bem e feliz. Conta uma história que, em setembro de 1830, mais precisamente dia 3, o menino Dom Bosco decidiu que era o dia de sua mãe Margarida. Como em todas as comemorações, decidiu fazer para ela um presente. Mas não qualquer presente, um que ficasse gravado no coração dela. Saiu pelo campo e procurou o lugar mais sereno, onde pudesse escrever uma mensagem especial que gravasse seu amor no coração de sua mãe. Ficou horas escrevendo e reescrevendo, e quando percebeu já estava escurecendo.Lembrando-se que não avisara a mãe de seu passeio, correu logo para casa.

Ao chegar em casa, sua mãe estava muito nervosa e fazia menção de bater no jovem Dom Bosco, mas para se explicar e ao mesmo tempo desculpar-se, entregou a folha onde haviam alguns versos, que ao serem lidos, encheram os olhos de sua mãe de lágrimas de amor.

Então Dom Bosco disse: “Perdoe-me mamãe. Pensei tanto em agradar a senhora que esqueci que a te preocupava ao mesmo tempo. Saiba que do fundo do coração, te amo mais do que amarei qualquer pessoa nesta vida.Parabéns, este é meu presente para a senhora.”

A mãe lhe respondeu: “Presente? Mas nem é meu aniversário!” E ele lhe respondeu: “Para mim, hoje e qualquer dia será seu dia, porque você é o que realmente importa pra mim, e eu te amo.” Depois daquele dia, todo dia 3 de setembro é marcado pelos salesianos como um dia onde fazemos coisas que geralmente preocupariam nossas mães, mas visando presenteá-las com nosso amor.

Este é meu verso para você mãe:

“É mãe. A gente briga muito sim. Mas, a senhora deve saber que eu te amo demais. Se eu vou fazer trabalhos, tarefas, reuniões fora de casa, não é visando só o que eu vou conseguir pra mim, mas o que vai te orgulhar mais tarde. Meu presente de dia das mães nem foi muito bem um presente, já que a professora pegou a caixinha de volta. Desculpa por nem sempre dizer ‘mãe eu te amo’, mas é a mais pura verdade. Às vezes tento fazer tantas coisas ao mesmo tempo, que acabo me atrapalhando e fazendo tudo errado. Quando saio sem te avisar, não quero desobedecer ou confrontar sua ordem, mas é que as vezes eu tenho que pensar muito rápido pra avaliar o que fazer que esqueço de te avisar, ou de pedir ou até mesmo de pensar.

Mas realmente, eu não gosto de te ver triste, ou brava, porque eu sei que quando você esta brava é porque está muito triste também. Sei que mereço castigos, punições, mas mesmo só fazendo burrice você tem que pega um poquinho leve comigo (eu ainda to me acostumando com as responsabilidades), porque só errando a gente acerta.

Eu te amo demais mãe, e eu sei que você sabe disso apesar de você estar muito brava agora, mas pensa bem: que filho iria estudar pra caramba, tirar boas notas, ir pra casa do vô para fazer coisas importantes da jornada com a galera e no final, ao invés de dormir e pensar no castigo do outro dia, fica a noite toda inventando uma história pra te pedir desculpas? Só um filho que te ama muito e que lamenta muito te desapontar as vezes.”

Saiba que do fundo do coração, te amo mais do que amarei qualquer pessoa nesta vida.Parabéns, este é meu presente para a senhora.”♥

Desculpa mãe,

Felipe

2 comentários:

  1. Queria deixar claro aqui neste endereço que, Senhoras e Senhores, viu-se uma das maiores demonstrações de imaginação, inteligência desse espetacular aluno da cidade de Cruzeiro - SP, que mostra fielmente, como, às vezes, as coisas difíceis podem ser contornadas, seja da maneira que for, mas que seja de um jeito bom.
    O mais impressionante é como simples letras podem arrancar aplausos de multidões! Sensacional...
    Fica aqui o meu reconhecimento,
    Estou orgulhoso de você...
    Vocês sabem quem eu sou... até amanhã
    10/09/09

    ResponderExcluir