terça-feira, 27 de outubro de 2009

Um Pouco da Nossa História

De vez em quando é bom olhar para trás e perceber que a estrada percorrida nos trouxe até o presente.

O projeto de Dom Bosco começou no século XIX, na Itália, quando o pai da juventude fundou o seu primeiro Oratório para jovens, para que estes pudessem ter laser, educação e catequese. Dom Bosco funda em 1859 a Sociedade de São Francisco de Sales, os Salesianos. Logo suas ideias se espalham pelo mundo, chegando ao Brasil com os primeiros salesianos, em 1883.

No ano de 1919, o Padre Virgínio Bettezzatti, fundou o Oratório Festivo de Cruzeiro. Em 1929, foi inaugurada a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Em 1961, o Padre Maurílio Tomanick fundou o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, a primeira escola cristã de Cruzeiro, para alunos da primeira à quinta série. No INSA, o ensino fundamental 2 começou em 1965. O Padre Gentil criou em 1973 a pré-escola. Ano em que a escola passa a receber as meninas.

O ensino médio foi fundado em 1987. Em 1999 o Dom Bosquinho é inaugurado e o INSA faz a sua primeira Jornada da Juventude.

No ano de 2009 os salesianos completam 90 anos de presença na cidade de Cruzeiro, escrevendo uma História de conquistas e lutas – construindo o futuro com entusiasmo diante da vida.
.
Veja algumas fotos (mais no Site do INSA) :
Pe. Hamilton e Pe. Germano em 1952
Construção da Escola em 1953
Igreja Nossa Senhora Auxiliadora em 1951

Oratório em 1928

Primórdios do Oratório

1919 -Inauguração do Oratório
= ]

Agradecimento pela 10ª Jornada da Juventude

A grande curtição de ser professor não está na informação transmitida e não se desgasta com aquele momento de estresse. O barato é perceber as pequenas mudanças e até grandes transformações que levam meninos a serem Homens, meninas a serem Mulheres decididas, crianças a serem grandes líderes. Por essas coisas é que vale a pena estar em sala de aula, por que para aqueles alunos tolos, para aqueles que não sabem aproveitar as chances ou para aqueles que acreditam que sabem tudo, resta a certeza da lição que o tempo oferece e a esperança da mudança, pois o objetivo maior da educação é, sem sombra de dúvidas, o de humanizar as pessoas e não de transformá-las em máquinas reprodutoras de informação. Para que serve tanta História, Química, Matemática, Geografia ou qualquer outra disciplina se for apenas pela pura lógica da informação? Certamente é puro excremento se isso não vier acompanhado de um pouco de humanidade. Por essa razão é que tão importante que vocês tirem grandes lições fora da rotina formatada da sala de aula, pois é em uma feira de ciências, em uma Olimpíada, uma Semana Missionária ou em uma Jornada da Juventude que vocês agregam valores que nenhuma aula sobre Brasil Colonial, Revolução Francesa, Revolução Russa, Pré-História ou Ditadura Militar consegue adicionar em suas vidas com tanta contundência. Sendo assim, vale a pena se entregar se você souber tirar lições que modifiquem o seu cotidiano e seu relacionamento com o próximo. Para aqueles que entendem isso, eu agradeço pelas lágrimas, pela emoção, pela alegria e pelo orgulho que eu senti de cada aluno que se superou e aprendeu alguma coisa com a 10ª Jornada da Juventude e como diz a música, “tanto faz o quanto você pode ter, no final somos Histórias para contar”


Rafael Noronha
20 de Outubro de 2009

Os últimos dias 15 e 16 de Outubro foram inesquecíveis, mas agora já se trabalha para que a Jornada 2010 deixe grandes marcas em todos! Preparem-se, pois muita novidade está por vir e fervendo na mente do Christie, nosso Roberto Justos.

Algumas fotos (mais no Site do INSA):

Emocionante!



Em tempo, a Equipe PAZ venceu a 10ª Edição ! Parabéns VIDA pelo excelente trabalho desenvolvido!

= ]

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

10ª JORNADA DA JUVENTUDE 2009

Nos próximos dias 15 e 16 de Outubro ocorre em nossa escola a X Jornada da Juventude, como tema “Jesus Cristo, Vida e Paz”. São dois dias que consagram um ano de trabalho das Equipes Vida e Paz, que estão desde o mês de fevereiro trabalhando. Serão, com certeza, 2 dias de muita criatividade e de demonstração de superação dos alunos, em especial daqueles que se envolvem com a Jornada e se desdobram para fazer um excelente trabalho!

Segundo a Coordenação de Pastoral, a Jornada é um evento envolvendo diversas atividades: melhores médias trimestrais, número de notas acima da média do boletim, disciplina em sala de aula, confecção de murais, soletrando, teatro, música, dança, arrecadação de mantimentos, provas envolvendo os pais e avós, grito de torcida, organização das equipes e muito mais.
As provas acontecem nos dois dias no período da manhã das 07h30 às 11h40 e no período da tarde das 16h00 às 21h00. A Coordenação de Pastoral destaca três momentos fortes na programação da Jornada da Juventude:

Dia 15/10 (quinta-feira) – Terço Jovem, às 19h00, na Quadra Coberta.
Dia 16/10 (sexta-feira) – Caminhada Salesiana, às 16h30, pelas ruas de Cruzeiro. Nesta caminhada, acompanhada com trio elétrico, os alunos carregam uma cruz de 03 metros e 40 kg e a levanta em paradas estratégicas.
Dia 16/10 (sexta-feira) – Missa da Juventude, às 19h00, na Quadra Coberta.




Abaixo segue uma entrevista, realizada por um grupo de alunos do 8º ano B para o Projeto 90 anos, ao professor e coordenador de pastoral, Christie Fiorentini, grande idealizador da Jornada.

Alunos - Como surgiu a ideia da Jornada?
Christie - Surgiu com as Jornadas Mundiais da Juventude, realizadas com o Papa João Paulo II.

A - Toda escola salesiana promove uma jornada da juventude ou o INSA é a única?
C - A única escola salesiana que promove a jornada é o INSA.

A - Que provas foram sendo incluídas ao longo das Jornadas?
C - A jornada em seu início era apenas uma gincana e durava apenas 1 dia, com o passar dos anos foram incluídas mais provas culturais, artísticas e religiosas, possibilitando um maior envolvimento entre os alunos.

A - Quais são as entidades que recebem a arrecadação da Jornada?
C - Entidades religiosas, como o Lar das Irmãzinhas, as assistenciais como o Asilo e o Educandário, de outras profissões religiosas como os Adventistas e espíritas e do poder público, como a Cadeia, sendo ao todo mais de 10 entidades atendidas.

A - Quantos itens são arrecadados em média a cada jornada?
C - Como a quantidade de uma equipe para outra é visível, muitas vezes não é preciso fazer a contagem de cada item arrecadado, mas é suficiente para atender as entidades

A - Tem alguma novidade para este ano?
C - Sim, porém costumamos divulgar mais próximo ao evento.


Acompanhe algumas fotos desses 10 anos de Jornada recolhidas pelos alunos do Grupo do Projeto 90 anos da aluna Mariane Martins do 9º ano!

Que as Equipes Paz e Vida possam nos brindar com dias de muita alegria e muita emoção! Boa sorte!
= ]