segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Projeto “Cartas: escrever é um ato pessoal e único de prazer”

Professor Rodolfo Meissner

Durante todo o 2º trimestre, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II e do 1º ano do Ensino Médio trocaram cartas com o objetivo de aprimorar a escrita a participar de uma atividade textual muito próxima da realidade. Pois, mesmo com o surgimento do e-mail e outros gêneros textuais contemporâneos, a carta continua sendo um veículo de comunicação importante, afinal quem não gosta de trocar cartas?
O glamour de uma carta é insubstituível e o exercício de escrita de tal texto torna-se um forte estímulo para o desenvolvimento dos educandos. Nesse sentido, os alunos enviaram e receberam cartas sempre resguardados pelo uso de um pseudônimo e supervisionados pelo professor de Língua Portuguesa.
Ou seja, os alunos do 6º ano nem imaginavam com qual aluno do 1º ano eles estavam trocando cartas e vice-versa, a identidade de ambos só foi revelada no final, com um encontro no intervalo da aula do dia 26/08.
Esse encontro foi previamente agendado pelos alunos por meio das próprias cartas. Pode-se afirmar que o projeto conseguiu alcançar seus objetivos básicos: despertar a motivação dos alunos para a escrita e aprimorar seus conhecimentos linguísticos/discursivos.
















= ]

Um comentário:

  1. Fico massa essas fotos...Tem que por aquela do mael com o sonho dele kkk'...e Tbm aquela do maquinho

    ResponderExcluir