sábado, 9 de maio de 2009

Para começo de História

Rafael Noronha


Durante muitos anos propagou-se que a História era uma ciência do passado, porém no século XX novas correntes historiográficas deram conta de mudar essa ideia e, como grande precursor desse ideário, temos o historiador Marc Bloch, ao colocar que a História é a ciência que estuda o Homem, ou melhor, os Homens (devido a multiplicidade cultural) no tempo.
.

Pensando sobre essa questão o presente Blog foi criado. Não iremos resgatar nesse espaço apenas a História dos 90 anos da presença salesiana na cidade de Cruzeiro-SP, pois estaremos muitas vezes com os pés no passado e os olhos voltados para o futuro, a partir da leitura do presente.
.
Esse Blog comemorativo se destina a divulgar os Projetos relacionados aos 90 anos e às atividades desenvolvidas pela escola e pelos professores nesse 90º ano da presença salesiana em Cruzeiro.
.
Como abertura do Blog, segue abaixo o Link do vídeo com o depoimento do Inspetor Geral da Rede Salesiana de Escolas no estado de São Paulo, Pe. Marco Biaggi, em visita à nossa casa, no último dia 30 de Abril.



Fotos da visita:


Cada turma desenvolverá um tema específico nas aulas de História (no Ensino Médio o tema está centrado na juventude por ser o cerne de todo o nosso projeto educativo e será desenvolvido em parceria com a Pastoral para a Jornada da Juventude):

6º ano – Olhares sobre a Cidade
7º ano – Olhares sobre a Cultura (prof. Ricardo)
8º ano – Olhares Salesianos
9º ano – Olhares sobre a Escola


1º ano EM – Olhares sobre a Juventude e a Cidadania – vídeo documentário
2º ano EM – Olhares sobre a Juventude e a Sociedade – teatro
3º ano EM – Olhares sobre a Juventude e a Cidadania – vídeo documentário


Para sugestões, envio de fotos ou depoimentos o e-mail para contato é: salesianos90anos@terra.com.br. Se você ou faz parte dessa História, participe enviando fotos, depoimentos ou sugestões!

Que esse 90º ano seja a consagração de uma trajetória de sucesso e que os nossos desafios diários sejam superados com compreensão, respeito e partilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário